Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e parcerias, lançou em 2020, a Campanha Nacional Maio Laranja com o objetivo de combater e prevenir o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, uma garotinha de 08 anos, foi violentada, abusada e morta. Em virtude deste acontecimento, nasceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Hoje, 48 anos depois do ocorrido, continuamos com este mesmo problema na sociedade, os casos de violência sexual ainda ocorrem, inclusive na pandemia por pessoas que deveriam cuidar das crianças.

Sempre Observe

• Ajude seus filhos usarem a internet de modo seguro. Mantenha o computador em local de livre acesso. Oriente a nunca dar dados pessoais a alguém que conheceu pela internet.

Abusadores não querem usar a força física, em geral tentam seduzir a criança e também os pais dela, tentam fingir ter interesse sincero pela família e assim começam a dar especial atenção à criança e tentar ter aos poucos contato físico por meio de atitudes “inocentes” como cócegas, brincadeiras e abraços.

• Observe o comportamento da criança, verifique se ela tem agido diferente do de costume, se ela está assustada ou em geral mais calado do que de costume.

• Pais, confiem nos seus filhos! Pais de jovens vítimas que se recusam a crer no que seus filhos dizem, pode estar contribuindo para que o abusador continue.

Canais de Denúncia

Se precisar de ajuda, recorra aos canais de denúncia para qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes. Estes canais mantêm o sigilo de quem denuncia e é um serviço gratuito.

Disque 100 – Violações aos direitos das crianças, quer físicas ou sexuais.

Disque 180 – Violência contra mulheres e meninas, físicas, sexuais ou psicológicas.

Disque 190 – Se presenciar atos de violências ou ameaças.

Não permita que conversar sobre abuso com seus filhos, seja uma barreira fazendo com que perca a coragem de ajudar seus filhos.

Lembre-se que, você tem habilidades que seus filhos ainda não tem, crianças geralmente confiam nos adultos e não percebem quando alguém está tentando enganá-las, proteja-os.

Podemos ajudar:

☎️(11) 4745-3600  (11) 4748-8412

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distúrbio_aprendizagem
Comportamento

Distúrbios de Aprendizagem – Como Lidar?

Distúrbios de aprendizagem não é uma deficiência intelectual. Envolve incapacidade de reter, adquirir e usar informações que foram ensinadas, afetando o desenvolvimento escolar.

VER MAIS »
Alergia

Alergias no Inverno

Crianças com doenças respiratórias como rinite e asma, tem as vias aéreas já propensas a inflamações, então no inverno, é necessária atenção em dobro.

VER MAIS »