Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e parcerias, lançou em 2020, a Campanha Nacional Maio Laranja com o objetivo de combater e prevenir o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, Araceli Crespo, uma garotinha de 08 anos, foi violentada, abusada e morta. Em virtude deste acontecimento, nasceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Hoje, 48 anos depois do ocorrido, continuamos com este mesmo problema na sociedade, os casos de violência sexual ainda ocorrem, inclusive na pandemia por pessoas que deveriam cuidar das crianças.

Esteja sempre atento à seus filhos!

• Ajude seus filhos usarem a internet de modo seguro. Mantenha o computador em local de livre acesso. Oriente a nunca dar dados pessoais a alguém que conheceu pela internet.

• Abusadores não querem usar a força física, em geral tentam seduzir a criança e também os pais dela, tentam fingir ter interesse sincero pela família e assim começam a dar especial atenção à criança e tentar ter aos poucos contato físico por meio de atitudes “inocentes” como cócegas, brincadeiras e abraços.

• Observe o comportamento da criança, verifique se ela tem agido diferente do de costume, se ela está assustada ou em geral mais calado do que de costume.

• Pais, confiem em seus filhos! Pais de jovens vítimas que se recusam a crer no que seus filhos dizem, pode estar contribuindo para que o abusador continue.

Se precisar de ajuda, recorra aos canais de denúncia para qualquer situação de violência contra crianças e adolescentes. Estes canais mantêm o sigilo de quem denuncia e é um serviço gratuito.

Disque 100 – Violações aos direitos das crianças, quer físicas ou sexuais.

Disque 180 – Violência contra mulheres e meninas, físicas, sexuais ou psicológicas.

Disque 190 – Se presenciar atos de violências ou ameaças.

Não permita que conversar sobre abuso com seus filhos, seja uma barreira fazendo com que perca a coragem de ajudar seus filhos.

Lembre-se que, você tem habilidades que seus filhos ainda não tem, crianças geralmente confiam nos adultos e não percebem quando alguém está tentando enganá-las, proteja-os.

Podemos ajudar:

☎️(11) 4745-3600  (11) 4748-8412

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19

Crianças, Doenças Crônicas e a Covid-19

Crianças com doenças crônicas são mais suscetíveis a Covid-19? Sim. A Covid-19 em crianças com doenças crônicas (cardíacas, renais, diabetes, pulmonares, obesidade e etc), causa

VER MAIS »
Família

Melhorando as Conversas

Uma especialista em comunicação afirma que “comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem”. Seu filho é um indivíduo único.

VER MAIS »
Saúde Mental

Ansiedade na Infância

Janeiro Branco, é uma campanha criada em 2014 que tem por objetivo conscientizar a sociedade quanto a necessidade de se manter alerta quanto a saúde

VER MAIS »