Suporte familiar e desenvolvimento infantil

Quando você lê a palavra família, o que vem a sua mente?

Família tem formas e tamanhos diferentes e é o primeiro contato de uma criança com a sociedade.

Estruturar uma criança para a vida, é uma tarefa difícil, mas não impossível. A família tem o primeiro principal papel na formação desta criança.

Por mais que os pais tentem proteger os filhos, em algum momento esta criança passará por situações estressantes, mudanças de vida como a chegada de uma bebê, presenciam divórcio, brigas familiares, morte de um ente querido e outros eventos como a pandemia.

Estes fatores, desencadeiam mudanças na saúde das crianças.

O suporte familiar quando carece de uma boa estrutura, pode trazer consequências ruins para a criança como transtornos de ansiedade, de humor, depressão e outros.

Alguns pais, chegam a reclamar que seu filho não tem mostrado um bom desempenho na escola e muitas vezes isso ocorre, porque a criança se sente desmotivada devido a alguma situação que venha enfrentando em casa.

Assim como as plantas que precisam ser regadas, podadas e bem adubadas para se desenvolver de forma saudável e dar bom frutos, uma criança precisa de um bom suporte familiar para um desenvolvimento infantil saudável.

Crianças que crescem em meio a ambiente com cuidados precários, violência e assédios, podem desenvolver distúrbios comportamentais e psicológicos.

Também podem no decorrer da vida, usar drogas, problemas com baixa autoestima, hiperatividade, agressividade e apatia que em geral, que ocorre devido a situações desgastantes que a pessoa sofreu enquanto criança.

Além da saúde física, precisamos estar atentos a saúde emocional e mental das crianças.

A cada mudança que impacte a vida de seus filhos, converse com eles.

Explique o que está ocorrendo, mostre que ele não está só, a cada situação nova, mas que ele tem uma rede de apoio que é sua família.

Existem famílias com pai e mãe que moram juntos, pai e mãe que moram separados, com mãe ou pai solo, duas mães ou dois pais, avós que viraram pais e as crianças se deparam com essas diferenças, comparam sua família com a dos amigos e por isso é importante ajudá-las a respeitar todas as formas de família e a lidar com suas emoções.

Hoje no 𝐃𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐅𝐚𝐦í𝐥𝐢𝐚, reflita como seu comportamento está impactando na vida dos seus filhos.

☎️(11) 4745-3600 (11) 4748-8412

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem Estar

Ansiedade Infantil e Acupuntura

Ansiedade Infantil se tornou um problema comum e muita ansiedade foi agravada por causa de todos os problemas que a pandemia gerou.Em muitas famílias, tantos

VER MAIS »
Distúrbio_aprendizagem
Comportamento

Distúrbios de Aprendizagem – Como Lidar?

Distúrbios de aprendizagem não é uma deficiência intelectual. Envolve incapacidade de reter, adquirir e usar informações que foram ensinadas, afetando o desenvolvimento escolar.

VER MAIS »