Infecções no Ouvido e Garganta

As infecções que atingem o ouvido (otite) e a garganta (amidalite) são as mais frequentes nos pequenos e a principal causa de prescrição de antibióticos para as crianças.  Podem ter diversas causas além do fator da infância, entre elas o ambiente em que o pequeno vive: animais de estimação, acúmulo de poeira e cigarro são fatores agravantes para o desenvolvimento da infecção. 

Também elevam o risco de desenvolver uma infecção ter as amígdalas grandes, baixa imunidade, frio intenso e gripes. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria a otite é a segunda doença que mais afeta as crianças, perdendo apenas para o resfriado. Entre os sintomas estão sensação de queimação, dor afiada ou maçante. Pode afetar ambos os ouvidos ou apenas um. 

A amigdalite tem como sintomas febre, mal-estar, falta de apetite e dificuldade para engolir. Pode ter causa viral ou bacteriana. 

Nesses casos o procure o pediatra clínico ao aparecimento dos primeiros sintomas para a realização do tratamento adequado, conforme a prescrição médica. Os medicamentos/terapias são indicadas de acordo com as características e histórico clínico individuais de cada criança.