Fisioterapia

A Fisioterapia pediátrica é a especialidade focada no tratamento dos recém-nascidos, crianças e pré-adolescentes e possui várias aplicações, em diferentes quadros na saúde do paciente. O especialista é apto a tratar diversos tipos de doenças neurológicas, respiratórias, musculares, esqueléticas, entre outras, que podem ser congênitas ou que foram adquiridas após o nascimento.
O fisioterapeuta pediátrico está sempre em busca de proporcionar aos pacientes a sua autonomia, visando a alcançar a evolução em todas as fases do tratamento. Com isso, o paciente pode desenvolver de forma correta suas habilidades motoras e cognitivas. A população infantil é mais vulnerável às doenças e boa parte dela necessita de um cuidado maior, cabendo ao fisioterapeuta estimular o desenvolvimento das habilidades dos seus pacientes.


Na fisioterapia respiratória, a indicação, em geral, é feita quando o bebê ou a criança apresenta algum tipo de desconforto respiratório, normalmente causado por infecções como bronquiolites e pneumonias, ou mesmo uma gripe mais forte, que ocasiona um acúmulo de secreção que a criança normalmente não consegue eliminar sozinha. O tratamento elimina as secreções, melhora a entrada e saída de ar pelo sistema respiratório e é realizado por meio de exercícios respiratórios e posturais específicos. O tratamento deve ser realizado de forma contínua, prolongada e individualizada. O fisioterapeuta pediátrico integra a equipe multidisciplinar, composta por um médico pediatra e auxilia no direcionamento dos pais e responsáveis para a melhora do quadro do paciente.

Algumas patologias tratadas pelo fisioterapeuta pediátrico:
• Atrofia muscular
• Doenças neuromusculares
• Desvios posturais
• Hidrocefalia
• Paralisia cerebral
• Doenças respiratórias
• Síndrome de Down

Open chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?