Dificuldade de comunicação

A fonoaudiologia é a especialidade indicada para auxiliar crianças e adolescentes a desenvolver habilidades de comunicação, incluindo voz, escrita e audição. Os especialistas podem trabalhar com atividades que envolvem a expressão verbal, como narração de histórias, jogos de adivinhação, atividades com figuras e dança. 

A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança e representa saber se expressar e receber informações. Várias alterações podem levar a criança a desenvolver essas dificuldades, como problemas de audição, neurológicos ou de vista, além de fatores emocionais ou psicológicos. Entre os mais comuns estão gagueira, troca de letras, dislexia, problemas de articulação e atraso na linguagem. 

O especialista realiza o estudo, avaliação e o diagnóstico do distúrbio antes de prosseguir com o tratamento dos transtornos relacionados à comunicação. É essencial definir os métodos utilizados para o tratamento de acordo com a situação e faixa-etária. A criatividade para inovar nos métodos é determinante para o sucesso do tratamento. 

Quando a criança apresenta dificuldades no desenvolvimento dessas habilidades pode procurar a fonoaudiologia infantil.