Psicologia Infantil

A psicologia infantil é a área que investiga e estuda manifestações psíquicas nas crianças, envolvendo características emocionais, sociais, perceptivas, cognitivas e linguísticas. A especialidade trabalha com a psicoterapia. 

O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles. 

Esse cuidado na infância é de grande importância para que as fases seguintes não sejam prejudicadas. Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção de saúde mental do adolescente, contribuindo para que ele seja um adulto mais consciente de seus sentimentos.

É destinada, principalmente, para as crianças entre os três e onze anos de idade, pode ser realizada de forma individual ou em grupo de acordo com a necessidade do pequeno. Entre os principais sintomas para buscar auxílio do especialista estão dificuldade de aprendizagem e distúrbios comportamentais, agressividade e comportamento antissocial. 

Tem como objetivo auxiliar a criança a se restabelecer de forma saudável e orientar os pais para o processo de melhora no ambiente familiar. Não trabalha com a indicação de medicamentos e sim com conversa e atividades lúdicas.