Puberdade Precoce

A puberdade é a fase em que ocorrem as mudanças no corpo da criança para que ela se torne um adulto, nas meninas é caracterizada pelas alterações antes dos oito anos de idade e antes dos nove em meninos. 

É necessário buscar um especialista quando os primeiros sinais surgem antes da idade esperada. Essas alterações ocorrem devido ao aparecimento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, fator que pode ser desencadeado por diferentes fatores. 

Nas meninas a primeira indicação da alteração é o aparecimento das mamas. A menarca (primeira menstruação) geralmente acontece dois anos após o início do aparecimento dos seios. Nos meninos, os pais devem observar o aparecimento de pêlos, aumento do volume do testículo, do pênis e mudanças na voz. 

Entre as consequências da puberdade precoce são transtornos psicológicos e de comportamento, baixa estatura quando adulto, além do elevado risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças vasculares. 

Caso seu filho ou filha apresente algum desses sintomas procure um endocrinologista pediátrico e inicie o tratamento o mais rápido possível.